Técnico de enfermagem indígena morre de covid em MT

154

Fabrício Uprewa era da etnia Xavante e estava entre os seis indígenas que foram vítimas da doença entre os dias 29 e 30 de junho.

Por RepórterMT

O técnico de enfermagem Fabrício Uprewa, da etnia Xavante, morador de Barra do Garças (519 km de Cuiabá), morreu vítima do novo coronavírus na semana passada.

A informação foi confirmada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT). Uprewa estava entre os seis indígenas que foram vítimas de covid-19 em 24 horas nas aldeias do Araguaia, entre os dias 29 e 30 de junho.

As mortes estão sendo registradas entre as aldeias de Barra do Garças e Campinápolis.

“Nossos mais profundos desejos de força, fé e perseverança na luta por melhores condições de saúde para os povos indígenas”.

O Coren afirmou ainda que “esta é mais uma das grandes perdas vividas pela enfermagem, mas que ficará marcada de maneira especial em nossas lembranças pela dedicação deste profissional à saúde de seu povo e de toda a população atendida”.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou, até a tarde desta segunda-feira (06), 22.078 casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 857 óbitos em decorrência do coronavírus.

As 36 mortes mais recentes envolveram residentes de General Carneiro, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Cuiabá, Rondonópolis, Campo Verde, Várzea Grande, Tangará da Serra, Diamantino, Sorriso, Apiacás, Juína, Jaciara, Cametá, Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis.

(Foto reprodução)