Programa Bom de Bola, Bom de Escola está com 158 vagas abertas

240

Voltado para os alunos da rede publica municipal de Ensino, o Bom de Bola, Bom de Escola atende atualmente cerca de 800 crianças e jovens

POR REDAÇÃO

O Programa Bom de Bola, Bom de Escola, da Prefeitura de Cuiabá, está com inscrições abertas. Ao todo estão disponíveis 158 vagas, 53 delas para a modalidade futsal e 105 para o futebol, nos quatro polos onde as atividades são desenvolvidas: Coophamil, Pedra 90, CPA e Dom Aquino.

Para falar com os alunos sobre o programa, assessores da Secretaria Municipal de Educação e técnicos do Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Esportivo e Social de Mato Grosso (IDEAES), responsável por sua execução, estão visitando as unidades educacionais das quatro regionais da cidade acompanhados dos ex-jogadores de futebol profissional, Luís Carlos Beleza e Júlio Cesar, este último da seleção brasileira de futebol.

Retomado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2017, quando atendeu 400 alunos, o programa foi ampliado e este ano abriu 800 vagas para crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, matriculados nas unidades educacionais da rede pública de Ensino, visando, além da iniciação esportiva, o bom desempenho escolar e a formação integral dos alunos.

O Bom de Bola, Bom de Escola é considerado como uma das iniciativas sociais mais importantes do Município. “O programa foi criado como uma ferramenta de cidadania, inclusão social e de formação através do esporte. Este ano o Bom de Bola, Bom de Escola ganhou uma nova dimensão com o apoio dos clubes Mixto e Dom Bosco, que cederam suas marcas para serem estampadas nos coletes de treino. Com isso, estamos também resgatando a cultura esportiva de Cuiabá, com o projeto Meu Time, Minha Paixão. Por meio de Programas como este, o prefeito Emanuel Pinheiro está transformando a Educação de Cuiabá e levando oportunidades para aqueles que mais precisam do poder público”, destacou o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

De acordo com o presidente do IDEAES, Mário Márcio Pécora, as 158 vagas foram abertas em razão da rotatividade de alguns alunos, ou daqueles que por vários motivos, ao longo do ano, deixaram o programa.  Hoje, o Bom de Bola, Bom de Escola atende a 642 alunos, sendo que a capacidade de atendimento é de 800 crianças e adolescentes. Ainda de acordo com o Pecora, no futebol, são atendidos 280 meninos e 85 meninas e no futsal, 212 meninos e 65 meninas.

ATIVIDADES

As atividades desenvolvidas no programa incluem exercícios físicos de alongamento, fundamentos do esporte e orientações técnica e tática, das modalidades futsal e futebol. A metodologia de trabalho facilita o acompanhamento da evolução de cada aluno e auxilia na avaliação conjunta, possibilitando as correções e melhorias necessárias.

A cada três meses é emitido um relatório mostrando a evolução dos alunos atendidos. Essa avaliação inclui, ao final de cada etapa de ensino, o desempenho e a evolução pedagógica feita com auxílio dos boletins escolares e a participação dos pais e profissionais da educação.

O Programa Bom de Bola, Bom de Escola é voltado para as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, auxiliando na educação, com atividades no contra turno escolar.