Prefeitura de VG quita folha de setembro nesta sexta e injeta R$ 30 milhões na economia

198

Prefeita anunciou adiantamento da folha salarial

Por:REDAÇÃO

A Prefeitura de Várzea Grande paga nesta sexta-feira (27) os salários dos servidores públicos referente ao mês de setembro. O anúncio foi feito após a prefeita Lucimar Campos (DEM) se reunir com a equipe econômica do município, firmando o cumprimento do acordo já estabelecido com a categoria.

A folha de pagamento consome quase R$ 30 milhões com encargos sociais para a Prefeitura de Várzea Grande, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Várzea Grande – Previvag e Departamento de Água e Esgoto – DAE/VG.

A expectativa é que o montante seja injetado na economia municipal, e assim movimentar o setor comercial local, especialmente o varejista. O pagamento para todos os colaboradores – administração direta e indireta – será feito de forma antecipada, já que último dia útil do mês é 30, segunda-feira.

“Desde que assumimos a gestão municipal, o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado foi um compromisso que vem sendo cumprido de forma rigorosa. Todo início de ano estabelecemos um calendário de pagamentos para todo o exercício fiscal. Na medida do possível, o dinheiro é liberado sim, antes do prazo estipulado pela equipe econômica. Sabemos da importância do pagamento em dia para cada servidor e mais ainda, do impacto positivo que esses salários têm em toda economia várzea-grandense. Todos sabem que podem assumir compromissos, pois antes da virada do mês o dinheiro está depositado em conta e girando pela nossa cidade”, afirma a prefeita.

Com a quitação da folha de setembro no dia 27, a prefeitura liquida – contemplando os professores – a quarta etapa consecutiva dos adicionados referentes ao enquadramento de cada categoria e nível que vem sendo pago aos servidores desde junho.

O diferencial do salário será proporcional ao tempo de serviço de cada servidor efetivo, que tem o nível elevado a cada três anos. Em maio, a prefeitura havia anunciado que o PCCS seria cumprido em quatro etapas, sendo aplicado sobre as folhas salariais de junho, julho, agosto e de setembro.

“O nivelamento considera o tempo de serviço de cada servidor e ainda as exigências legais como capacitação profissional, ou seja, a elevação ocorre por nível e por meio da progressão de classe. Optamos pela elevação por etapas porque o montante adicional referente a essa atualização do PCCS não pode ser superior aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Depois de avaliações técnicas e financeiras da equipe econômica construímos uma solução plausível e que respeita a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF para os gastos com salários do funcionalismo público”, disse o secretário de Administração, Pablo Gustavo Moraes Pereira.

A folha de setembro será a 52ª paga pela atual gestão dentro do mês trabalhado, sem considerar os abonos de dezembro de 2015, 2016, 2017 e de 2018.

Segundo ‘Calendário de Salários de 2019’ divulgado em janeiro último, as 13 folhas de salários estão com suas datas definidas dentro de cronograma estabelecido pela equipe econômica de Várzea Grande após decisão da prefeita. “Com o período de pagamento fixado pelo Município, tanto servidores, suas famílias como a indústria, o comércio e os prestadores de serviços – que atuam na cidade – podem se programar porque a geração de recursos na economia local é certa”, completou a prefeita durante a reunião.

A prefeita lembrou que a responsabilidade que motiva sua administração no trato com o dinheiro público está permitindo que Várzea Grande realize obras, atenda aos anseios da população e cumpra com seu papel de fomentar o desenvolvimento.

“Pagar salários em dia para o funcionalismo e realizar obras que movimentam o comércio e a indústria são ações voltadas única e exclusivamente para melhorar a qualidade de vida da população e tornar Várzea Grande uma cidade mais atrativa para novos empresários e industriais. A certeza que a população pode ter é de que enquanto eu for prefeita, a palavra de ordem será do desenvolvimento, da sustentabilidade, da transparência e correta aplicação dos recursos públicos, pois cada real de imposto pago tem que voltar em benefícios para a cidade e para sua gente”, disse Lucimar, convidando todos para participarem da inauguração do Novo Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos, o Fiotão que será inaugurada nesta sexta-feira, 27 de setembro a partir das 18 horas.