Policia deflagra operação para combater crimes em 141 municípios de Mato Grosso

248
Policiais reforçam a segurança na fronteira — Foto: Lenine Martins/Sesp-MT
Por: REDAÇÃO
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) deflagrou nos 141 municípios de Mato Grosso a operação “Zona Rural I”. A ação, que começou na terça-feira (20.08), visa o enfrentamento aos crimes praticados em regiões rurais, a exemplo de roubo e furto de animais, agrotóxicos, cargas, implementos agrícolas, dentre outros. A operação integrada segue até o mês de setembro.

A ação preventiva e repressiva é coordenada pela adjunta de Integração Operacional (Saiop) da Sesp e contempla as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps). Compõem o efetivo da operação profissionais da Polícia Militar (PM) e Polícia Judiciária Civil (PJC).

O secretário da Saiop, coronel PM Victor Fortes, destaca que a operação integrada é para reforçar o policiamento na zona rural. Neste período, as forças de segurança vão realizar barreiras nas vias de acessos, abordagens e visitas as propriedades rurais.

“Nosso objetivo é fortalecer o policiamento fora da zona urbana com ações preventivas e repressivas. Nossos policiais já atuam de forma efetiva nas cidades. De forma integrada, a Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil vão atuar dentro da necessidade de cada município com ações nas principais regiões”, enfatiza.

São denominadas cidades polos de cada Risp, de um a 15, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte.

Operações Integradas

De janeiro a julho, a Secretaria de Segurança Pública realizou 48 operações integradas atendendo 137 municípios. Foram cumpridos 302 mandados de busca e apreensão, 157 mandados de prisão, internação cautelar e prisão temporária cumpridos, 528 flagrantes delitos, 103 armas de fogo apreendidas, 147 veículos recuperados e 604 pessoas conduzidas à delegacia ou presas.