Pesquisa detecta variante do Reino Unido em Cuiabá e Primavera

212

Estudo foi realizado pelo Instituto de Ciência Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) identicou a presença da variante do novo coronavírus originária do Reino Unido, a B.1.1.7, em Cuiabá e Primavera do Leste (a 239 km da Capital).

O estudo também constatou a presença da nova cepa em outros sete estados brasileiros.

As amostras foram coletadas entre 7 e 21 de janeiro, em Belo Horizonte (Betim, Araxá e Barbacena) e no Rio de Janeiro (na capital e em Campos dos Goytacazes), em São Paulo (na capital e em Americana, Santos e Valinhos), no Espírito Santo (Barra do São Francisco), na Bahia (São Sebastião do Passe), no Paraná (Curitiba) e em Sergipe (Aracaju), além de Mato Grosso (Cuiabá e Primavera do Leste).

Existem estudos que sugerem que a linhagem B.1.1.7 é a mais transmissível entre as versões conhecidas do coronavírus.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Rede Corona-Ômica BR-MCTI e contou com colaboração do Instituto Hermes Pardini (IHP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Característica atípica

Os pesquisadores selecionaram as amostras de um banco de dados disponibilizado pelo IHP. Elas apresentavam uma falha na amplificação do gene S com detecção do gene N, o que é considerado uma característica molecular atípica.

Essa peculiaridade, segundo a UFMG, é suficiente para atestar que se trata da linhagem do Reino Unido do novo coronavírus.

O acompanhamento da detecção e dispersão das variantes virais no País terão continuidade até o fim da pandemia.

A Prefeitura de Cuiabá, informou, por meio da assessoria de imprensa, não ter posicionamento sobre o estudo.

O Governo de Mato Grosso não se pronunciou até o momento.

POR MÍDIA NEWS