Pesquisa aponta povo e Bolsonaro como responsáveis pelos impactos da pandemia

110

A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Globo ao Ibope

Por REDAÇÃO

Para 71% dos usuários de internet do país, o impacto da pandemia da Covid-19 foi maior do que esperado no Brasil. No entanto, quando o assunto é o culpado pelo agravamento da situação, saem de cena as concordâncias e acentuam-se as discordâncias: 38% dos entrevistados acreditam que o povo é o maior responsável pela situação; para outros 33%, é o presidente Jair Bolsonaro.

Os dados são de pesquisa encomendada pelo jornal O Globo ao Ibope. Quando as clivagens ideológicas são colocadas em jogo, a divisão fica mais nítida. Entre os que se declaram de direita, apenas 8% veem Bolsonaro (sem partido) como principal responsável do agudização da epidemia, enquanto 45% põem maior carga de culpa na população. Já no universo de esquerda, 78% culpam o presidente, enquanto 15% apontam o povo brasileiro como principal agente.

O Brasil é o país com a segunda maior quantidade casos e óbitos por Covid-19 no mundo, ultrapassando a marca de 125 mil mortos pela doença, segundo números do consórcio de veículos de imprensa, formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo.

O Ibope ouviu 2.626 adultos, no universo de classes A, B e C. As respostas foram colhidas pelo painel de internautas do Ibope Inteligência, entre 21 e 31 de agosto, em todas as regiões do país. A amostragem representa 70% da população, e a  diferença de opinião sobre a pandemia entre diferentes grupos do espectro ideológico permeia toda a pesquisa.

“A gente já está vivendo há algum tempo essa polarização, essa radicalização de ideias, e a pandemia entrou nessa toada”, afirma Márcia Cavallari Nunes, CEO do Ibope Inteligência, ao Globo. “Temos observado debates em vários campos, com divergências sobre fazer distanciamento social ou não, usar certa medicação contra Covid-19 ou não, tomar a vacina ou não.”

(Foto reprodução)