Operação prende grupo que assaltava carros e motoristas de Uber em Cuiabá

208
POR REDAÇÃO

Cinco mandados judiciais, sendo três de prisão e dois de busca e apreensão domiciliar, foram cumpridos pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (28.08), na quarta fase da operação “Cartorium”, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA). A operação teve como alvo um grupo criminoso envolvido em roubos praticados contra motoristas de aplicativo Uber e também um suspeito identificado como autor de roubos de caminhonetes na região metropolitana.

Entre os presos estão, Lucas Souza Silva, Ewerton Martins Leite, e Nathan Fabrício Silva de Lima. Os suspeitos tiveram as ordens de prisão preventiva, decretadas pela Justiça, após serem identificados em investigações da DERRFVA.

Os suspeitos Lucas e Ewerton foram identificados, em inquérito policial presidido pelo delegado Gustavo Garcia Francisco, como autores de, pelo menos, dois roubos cometidos contra motoristas de Uber. Além dos dois suspeitos, a jovem M.A.N. foi identificada como integrante do grupo sendo a responsável por acionar os motoristas, que posteriormente era abordado pelos suspeitos.

A suspeita foi alvo de mandado de busca e apreensão domiciliar e também foi indiciada junto a seus comparsas pelos crimes de roubo majorado e associação criminosa.

De acordo com o delegado Gustavo Garcia, Lucas, já possui condenação penal, em 2018, ocasião em que foi alvo de outra investigação da DERRFVA, também por envolvimento em roubo contra motorista de aplicativo. “Mesmo com a condenação, o suspeito continuava a atuando nesse tipo de ação criminosa, sendo apontado como um dos autores do roubo de um veículo Prisma, no mês de março deste ano”, disse o delegado.

Especialista em roubos de caminhonetes na região metropolitana, Nathan Fabrício Silva de Lima, foi identificado em inquérito policial coordenado pelo delegado Marcelo Melo de Laet. Segundo as investigações da DERRFVA, o suspeito atuou em dois roubos de caminhonetes Toyota Hilux, ocorridos no mês de abril de 2019.

O delegado Gustavo Garcia disse que a operação Cartorium está em sua quarta fase e visa dar efetividade as diligências diárias realizadas dentre de inquéritos policiais em trâmite ou finalizados na Especializada, com foco em crimes de roubos de veículos na região metropolitana.

“A ideia é dividir os segmentos dos roubos, de forma a auxiliar as investigações e identificação dos suspeitos, que geralmente tem linhas de atuação específica, alimentando e agindo de forma contínua na prática dos delitos”, destacou o titular da DERRFVA.