Nova eleição para Mesa Diretora da ALMT acontece nesta terça-feira

93

A nova eleição na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) deve acontecer na próxima terça-feira (23) às 19 horas. O prazo para a apresentação dos nomes se encerra às 17 horas. O pleito é resultado de uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta segunda-feira (22), o ministro destituiu Eduardo Botelho (DEM) da presidência da Casa de Leis.

A decisão atendeu a pedido do partido Rede Sustentabilidade que pleiteou pela vedação da reeleição na Mesa Diretora da ALMT. Botelho tinha sido reconduzido à presidência pela terceira vez no último dia 1º.

O pedido foi baseado no artigo 24 da Constituição Federal que proíbe a reeleição no legislativo, contudo, o dispositivo não tinha repetição obrigatória nas constituições estaduais.

Depois da notícia, Botelho reagiu com tranquilidade e garantiu que não iria recorrer do novo entendimento.

“Essa questão já havia sido discutida e julgado no Supremo que permitia a Assembleia Legislativa fazer alterações na Constituição do Estado e que essa não era uma cláusula de repetição obrigatória. No entanto agora o Supremo mudou o entendimento e isso é normal”, avaliou.

Até o momento, quatro nomes são cotados para disputar a cadeira de Botelho. O mais forte até o momento é de Max Russi (PSB) que possui articulação com Botelho. Russi, que ocupa o cargo de 1º secretário, faria uma troca com o atual presidente.

Por outro lado, devem apresentar chapas alternativas a deputada Janaína Riva (MDB) e dois deputados do PSL, Sílvio Fávero e Ulysses Moraes.

POR HYPER NOTÍCIAS