Militares envolvidos no Escândalo da Grampolândia prestam depoimento

260
Por HNT

Militares envolvidos no esquema de grampos estão prestando depoimento na tarde desta terça-feira na 11ª Vara Militar de Cuiabá. Estão sendo ouvidos pelo juiz Marcos Faleiros o ex-comandante da PM, coronel Zaqueu Barbosa, o ex-secretário-chefe da Casa Militar coronel Evandro Alexandre Ferraz Lesco e o cabo PM Gerson Corrêa, cuja função era o de operar as escutas ilegais.

Durante a oitava dos militares envolvidos na Grampolandia Pantaneira, o representante do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), promotor Vinicius Gayva, pediu que o interrogatório fique ligado aos fatos pertinentes às investigações. Segundo o promotor, eles respondem aos crimes de ação militar ilícita, falsificação de documento público e crime de falsidade ideológica. O coronel Zaqueu resonde também por crime de prevaricação.

De acordo com Vinicius Gayva, o MPMT não acolheu a delação dos envolvidos, mas isso não significa que os dados que estavam na delação não serão investigados. “Não há nenhuma acusação concreta, nenhuma imputação de organização criminosa. Por isso não foi aceita a delação. Mas isso não significa que ela não será utilizada, não será investigada. Não podemos confundir as duas coisas”, disse o promotor.

Gayva pediu que no interrogatório não se abra a possibilidade de abrir questões alheias ao processos, como já foi feito em outras oportunidades. “Isso seria chover no molhado. Não estamos aqui estamos aqui para defender quem é que seja. E que as defesas aqui, defendam os seus clientes, dentro do processo. Se limitem a imputação dos fatos apurados pela justiça militar”.

A defesa dos acusados não aceitou o pedido do MPMT porque isso seria limitar o interrogatório. O advogado do coronel Zaqueu, Francisco de Assis,  se opôs ao pedido ministerial.  “É a primeira vez que eu vejo o MPMT querendo limitar um interrogatório”, disse o advogado do coronel Evandro Lesco, Stalyn Paniago.

Diante da argumentação dos advogados de defesa, o juiz Marcos Falleiros decidiu indeferir o pedido do MPE, isto é, os acusados poderão falar o que eles quiserem.

Mais informações em instantes.