Líder do Comando Vermelho, conhecido como “Brancão”, é executado a tiros em Cuiabá

229

O criminoso tinha 15 passagens criminais

Por HNT

Considerado um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CVMT), Anderson Couto de Araújo, 33 anos, conhecido como “Brancão” foi executado com dois tiros, no fim da noite de quinta-feira (11), no bairro Novo Terceiro, em Cuiabá. O criminoso tinha 15 passagens criminais e era acusado de ter mandado matar um ex-jogador de futebol no ano passado, na Capital.

Anderson estava preso na Penitenciária Central do Estado (PCE) desde 2011 respondendo por vários crimes. No dia 17 de maio, a Justiça concedeu liberdade provisória ao criminoso. 

A mãe de Anderson, que não teve o nome revelado, informou que estava em um churrasco de família em sua residência. Em certo momento da confraternização, Brancão foi à esquina da sua residência após ter sido chamado por um conhecido.

Quando o criminoso chegou ao local, dois motociclistas passaram próximo a Anderson e atiraram cinco vezes. Ele foi atingido com dois tiros, sendo um no rosto e no abdômen. Após o crime, os assassinos fugiram do local.

Testemunhas socorreram Brancão e o encaminharam à Policlínica do bairro Verdão. Porém, devido o estado de saúde se agravar, Anderson teve que ser encaminhado ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). No entanto, o bandido não resistiu e morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade de saúde.

Passagens criminais

De acordo com a Polícia Civil, Anderson é o responsável por autorizar a morte do ex-jogador de futebol, Ronny Benedito de Lima, 45 anos, ocorrido em 9 de junho de 2019, no bairro Novo Terceiro, em Cuiabá. Além dele, outros três criminosos foram presos por envolvimento no assassinato do ex-atleta.

Na investigação, presidida pelo delegado Fausto Freitas da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foi apurado que a vítima sofria de doença mental e, inclusive, tinha sido internada por alguns dias, conforme informações dos familiares. Devido a essa doença, ele costumava sair na rua pelada e os moradores começaram achar que ele estaria tentando cometer estupro.

Por essa questão, criminosos da localidade relataram a situação ao comando do Comando Vermelho, que determinou sua morte. A autorização foi repassada por Anderson que é uma das lideranças da facção, e estava preso na Penitenciária Central do Estado, onde foi notificado do mandado de prisão.

(Foto reprodução)