Jornal aponta Emanuel Pinheiro como 7° prefeito mais popular do país

118

Alcance de engajamento à reeleição Emanuel foi avaliado nas redes sociais

Por REDAÇÃO

O jornal O Globo desta segunda (7) mostra que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, está entre os gestores municipais que mais ganharam popularidade durante a pandemia da Covid-19 no Brasil.

Foram utilizados dados das redes sociais para medir alcance e engajamento.  O crescimento aponta para um cenário favorável à reeleição daqueles que melhoraram suas imagens no período de crise sanitária e econômica.

A reportagem do jornal utilizou a ferramenta Crowdtangle para avaliar a popularidade dos prefeitos no Facebook e também dados do MonitoraBR, plataforma de Big Data voltada para análises do cenário político brasileiro.

Emanuel foi o 7º no ranking de maior crescimento no período, ficando à frente de prefeitos de grandes metrópoles como Alexandre Kalil de Belo Horizonte, Nelson Marchezan de Porto Alegre e Marcelo Crivella do Rio de Janeiro. O emedebista ganhou 6,6 mil novos seguidores no Facebook, um crescimento de 13,12% em relação ao período pré-pandemia.

“Em setembro de 2019, o crescimento médio de seguidores dos que concorrem à reeleição foi de 0,25% no mês. Em março, auge da pandemia, chegou a 5% de crescimento, caindo nos meses seguintes, mas ainda muito superior ao pré-pandemia”, diz a reportagem.

O texto mostra que o engajamento também cresceu no período, de modo geral. O MonitoraBR registra que dos seis prefeitos que mais se engajaram no Facebook em relação à média, todos concorrem à reeleição. Bruno Covas, em São Paulo, por exemplo, teve 9,66% de engajamento médio.

(Com RepórterMT)