Hospital São Benedito começa a receber pacientes da Covid-19

212

A unidade conta com 40 leitos de UTI exclusivos para acometidos pelo novo vírus

Por REDAÇÃO

Seguindo o fluxograma de acolhimento desenhado pelo Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 em Cuiabá, o Hospital Municipal São Benedito já recebeu pacientes  acometidos pelo novo vírus a partir desta quarta-feira, 10.

Equipado pela gestão Emanuel Pinheiro com 40 novos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e mais 20 clínicos de estabilização, o hospital faz parte do Plano de Mitigação da Capital e passa a atuar como apoio ao Hospital Referência que já está com pouco mais de 88% de ocupação das 40 UTIs adultas destinadas exclusivamente para a doença.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho nessa fase em que o pico da doença está em plena ascensão, os dois hospitais passam a atuar de forma sincronizada, contando ainda com mais 10 UTIs adultas que serão entregues na próxima semana. Após isso, havendo necessidade, as 15 pediátricas do Referência também serão postas à disposição da população.

“Estamos seguindo um plano que foi desenhado com muita responsabilidade e embasamento técnico quando o problema ainda se chamava epidemia. Nesse momento, com a crescente dos casos, disponibilizamos o Hospital São Benedito para já atuar em apoio ao Referência que está basicamente em sua ocupação máxima. A ação está sendo gradativa conforme o comportamento da pandemia. Havendo necessidade, vamos implantando as próximas etapas”, explicou.

Seguindo o Plano de Mitigação, além dos leitos de UTI que contabilizados somam 105, Cuiabá conta ainda 170 leitos clínicos exclusivos para Covid e com o apoio da UPA Verdão que passou a atuar, desde a última segunda-feira (08), como Centro de Apoio estabilizador e regulador da Atenção Secundária. A unidade realinha o fluxo das UPAs e Policlínicas visando, sobretudo, manter a qualidade de atendimento também aos não Covid-19.  

BIOSSEGURANÇA

Além das 40 novas UTIs, o São Benedito possui 30 outras que permanecerão destinadas aos atendimentos de neurocirurgia e do Programa SOS AVC. De acordo com o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública que administra a unidade, Alexandre Beloto os espaços redimensionamento de espaços para a biossegurança do local.

“Separamos os andares do hospital, para evitar a circulação das equipes que ofertarão atendimentos ao coronavírus, com as das demais doenças que são tratadas com excelência no São Benedito e não podem parar. Com isso, garantiremos ainda mais segurança e humanização à todos que precisarem ser atendidos aqui” explicou o diretor salientando que por não ser porta aberta só serão admitidos pacientes encaminhados via Central de Regulação.