Governo de MT altera decreto e toque de recolher começa na quarta-feira

81

O governador Mauro Mendes atualizou, ainda na segunda-feira (1), as medidas restritivas anunciadas para conter o avanço de Covid-19 em Mato Grosso. Inicialmente, ele havia declarado que o toque de recolher das 21 às 5h começaria a partir de terça-feira (2), entretanto a data foi alterada para quarta-feira (3).

As medidas impositivas para todo o estado valerão por 15 dias. As regras podem ser prorrogadas, endurecidas ou flexibilizadas, conforme o resultado obtido.

Outras ações também foram anunciadas como a proibição de qualquer atividade econômica a partir das 19h até às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia.

A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia e telefone.

Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local. Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.

Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h. Já o transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.

Ainda na segunda-feira, o governo encaminhou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que prevê multa de R$ 500 para as pessoas que desrespeitarem as novas medidas restritivas contra o avanço da Covid-19. A penalização sobe para R$ 10 mil se tratando de empresas ou órgãos públicos.

DA REDAÇÃO