Escola católica proíbe livros de ‘Harry Potter’ por ‘risco de invocar espíritos malignos’

366

Por: REDAÇÃO

A escola católica St. Edward School, localizada no estado norte-americano do Tennessee, tomou a decisão de proibir os livros escritos por J.K. Rowling e dos filmes protagonizados por Daniel Radcliffe. De acordo com o jornal The Tennessean, a atitude partiu do padre Dan Reehill, diretor da instituição.

A decisão teria sido tomada por supostamente os produtos da saga “Harry Potter” conterem feitiços reais que trazem “risco de invocar espíritos malignos”. O padre enviou um e-mail para os pais dos alunos, explicando o motivo da proibição.

“Esses livros apresentam a magia como algo benigno e maligno, o que não é verdade, mas acaba sendo uma fraude esperta”, declarou o diretor.  “Os encantos e as maldições apresentados nos livros são encantos e maldições reais; e quando lidos por um ser humano causam o risco real da evocação de espíritos malignos pela pessoa que lê a obra”, afirmou Reehill.

A superintendente das escolas católicas de Nashville, Rebecca Hammel, realizou um pronunciamento oficial após a determinação do padre. Ela confirmou o comunicado enviado pelo padre e ressaltou que essa é uma decisão unilateral do padre e não se trata de um posicionamento por parte da Igreja Católica.

“Cada padre tem a autoridade canônica de tomar decisões semelhantes nas escolas que dirigem”, explicou a superintendente. Porém, ela disse que cabe aos pais das crianças autorizar ou não que os filhos tenham acesso aos filmes e livros da saga “Harry Potter”.

A escritora J.K. Rowling ainda não se pronunciou publicamente em relação à decisão do diretor da escola em relação aos seus livros e aos filmes inspirados em suas obras.

Em abril deste ano, padres do norte da Polônia, de uma igreja católica de Gdansk, queimaram livros da saga “Harry Potter” junto com outros objetos, para afastar o que consideram forças malignas