Elefanta Rampa, resgatada de cativeiro de circo, chega em Chapada

223

Foto:reprodução

Por:DA REDAÇÃO

Uma ação idealizada pelo Santuário de Elefantes do Brasil (SEB) está trazendo a elefanta “Ramba do Chile para o santuário de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá).

Aos 52 anos de idade, o animal de grande porte será transportado por caminhão e avião até que chegue em terras brasileiras no dia 16 de outubro.

O santuário fez um levantamento de recursos financeiros destinado para custear os gastos dessa viagem, que ficou ao custo de R$ 500 mil.

Desde os anos 80, quando foi comprada na Argentina, a elefanta era atração em circos, vivendo sempre acorrentada e tendo de obedecer às ordens para participar de apresentações no picadeiro. Dessa forma, o santuário de Chapada dos Guimarães se apresenta como um espaço de descanso para o animal, onde Ramba poderá encontrar o bem-estar físico e mental.

Foto:divulgação

A luta para que a elefanta fosse tirada da vida de maus tratos relacionados às práticas circenses é realizada desde 2012, data em que, por meio de uma ordem judicial, Rampa foi transferida do circo para o Parque Safari Rancágua.

Há sete anos no espaço, o animal de grande porte vive em um pequeno celeiro e enfrenta, anualmente, o rigoroso inverno chileno, fato que ocasiona a formação de bolsas de pus nas patas e problemas renais e hepáticos.

Por meio da associação entre a SEB e a organização Ecópolis, a elefanta teve a licença de importação para o santuário de Chapada aprovada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Santuário em Chapada dos Guimarães

Fundando em 2016, o santuário de Chapada dos Guimarães foi o primeiro da América Latina. Atualmente, no local vivem as elefantas Maia e Rana.

No final de junho deste ano, uma outra elefanta que vivia no local, “Guida”, morreu aos 40 anos após apresentar uma confusão mental repentina.