Deputado Faissal apoia instalação de um Posto Avançado do Gefron em Poconé

480
Sec.turismo de Poconé Manoel Dodo, ten.-cel Fábio Ricas, dep. Faissal Calil

A obra é considerada estratégica para garantir a segurança na região de Porto Cercado e nos municípios pantaneiros que fazem fronteira com a Bolívia.

Por: PAULO WAGNER

Com o objetivo de apoiar a instalação de um Posto Avançado do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) na região Pantaneira de Porto Cercado, em Poconé, a 93 km de Cuiabá, o deputado Estadual Faissal Calil (PV) se reuniu, na última quinta-feira (31), com o Secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante. A iniciativa é uma demanda fundamental para melhoria da segurança pública nos municípios de Poconé, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento e de outras localidades da região pantaneira que faz fronteira com a Bolívia.

De acordo com o parlamentar, a construção do Posto Avançado do Gefron contará com recursos do Governo Federal, cabendo a ele e uma equipe multidisciplinar a elaboração do projeto e a viabilização do desmembramento de uma área do Estado para construção do prédio e das instalações da unidade policial.

“Resolvemos apoiar de perto este projeto por entendermos que existe uma lacuna de policiamento na região de Poconé e nos municípios adjacentes, especialmente por ser uma região de fronteira que é rota do tráfico internacional de drogas, fator que provoca um aumento da criminalidade na região. Acreditamos que a implantação deste projeto é estratégica para segurança da nossa querida região pantaneira, uma reivindicação antiga da população, dos produtores rurais e dos empresários do turismo que não pode mais ser adiada. Não podemos deixar a população vulnerável à ação de quadrilhas de traficantes e de outros criminosos. Além de fazermos a interlocução com o Governo do Estado e com a bancada federal de Mato Grosso para viabilizar a obra, também queremos dispor uma emenda parlamentar para apoiar esta iniciativa”, enfatizou Faissal.

Também acompanharam a reunião o Secretário de Poconé, Manoel Pereira Leite (Dodo) e o comandante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) de Mato Grosso, Tenente-coronel Fábio Ricas de Araújo. Na ocasião o secretário destacou a importância da instalação da unidade policial, tendo em vista a necessidade de um policiamento mais ostensivo nas estradas e rios da região. O comandante do Gefron explicou que o projeto está em processo avançado de elaboração e prevê, além da parte arquitetônica da sede, toda uma estrutura de armamentos, viaturas, embarcações e um contingente de policiais com capacidade para cobrir toda a faixa regional de fronteira, trazendo uma sensação de segurança maior para população local.

O Secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, agradeceu o empenho e o apoio do deputado Faissal para instalação do Posto do Gefron em Poconé e confessou que a obra é um desejo seu desde que assumiu a Secretaria de Segurança do Estado.