Cuiabá terá mais 30 leitos de UTIs para pacientes diagnosticados com Covid-19

167

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (15), em reunião realizada por meio de videoconferência

Por REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado de Mato Grosso definiram que irão abrir pelo menos mais 30 leitos de UTIs para atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19), nas próximas semanas. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (15), em reunião realizada por meio de videoconferência.

O debate foi acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), deputado estadual Eduardo Botelho, pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, e pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho. Cuiabá já conta com 55 leitos de UTIs no Hospital Referência (antigo PS) e outros 40 no Hospital São Benedito.

“Já adquirimos 20 respiradores na última sexta-feira (12), por intermédio do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto e iremos corrigir problemas em alguns aparelhos e vamos garantir a abertura de mais dez. Com essa parceria, vamos aumentar a capacidade, conscientes de que há uma grande demanda do interior que é atendida na Capital”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

O Estado se comprometeu ainda a disponibilizar para Cuiabá 10 novos aparelhos respiradores. A reunião também teve como pautas o fluxo regulação de pacientes pelo Governo do Estado, fluxo de atendimento em Cuiabá, protocolo básico terapêutico para pacientes Covid-19, em isolamento domiciliar e internados em enfermarias, e protocolo/fluxo de testagem.

“No quesito testagem, o Município tem avançado com esse trabalho, utilizando-se de equipamentos adquiridos. Fizemos uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e, muito em breve, estaremos realizando cerca de 300 testes por dia. Isso nos ajudar a confirmar ou descartar os casos suspeitos e com isso melhorar a nossa linha de defesa e proteção”, pontua Pinheiro.

A reunião foi intermediada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, que se colocou à disposição para continuar ajudando Mato Grosso no enfrentamento à pandemia. “Espero sempre contribuir com a Prefeitura de Cuiabá, com as prefeituras dos demais municípios, e também com o Governo de Estado. Assim poderemos, em unidade, sair dessa situação grave”, disse o deputado.

(Foto assessoria)