Comitiva vai à Brasília pedir investimentos em viaturas, armamentos e videomonitoramento

246

Comandante e demais policiais do Gefron se reuniram com representantes da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública

Por REDAÇÃO

O comandante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), tenente-coronel PM Fábio Ricas, liderou uma comitiva da força policial para debater investimentos na fronteira junto à Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).

As reuniões foram realizadas nos dias 10 e 11 de março com o secretário de Operações Integradas, Rosalvo Ferreira Franco, o secretário adjunto da Seopi, José Washington Luís Santos, o coordenador geral de Fronteiras, Eduardo Maia Bettini e o diretor de operações do Ministério da Justiça, Casar Augusto Martinez.

Entre os pedidos apresentados estão a disponibilização de 16 vagas em cursos de inteligência, a serem realizados ao longo de 2020, para os policiais do Núcleo de Inteligência do Gefron e da Delegacia de Fronteira (Defron); ampliação do efetivo que atua na Operação Hórus/VIGIA; e pedido para aquisição de viaturas para o Gefron, por meio de convênio no valor de R$ 2,2 milhões.

Também foi solicitada autorização de cautela de viaturas pela Justiça Federal ao Gefron, considerando nova normativa sobre bens oriundos do tráfico, além da disponibilização de 14 mil munições de fuzil junto à Força Nacional, a serem utilizadas no Curso de Policiamento de Fronteira.

O comandante do Gefron também encaminhou ao ministro Sérgio Moro, via Seopi, o pedido de expansão de monitoramento por câmeras OCR na região de fronteira. Pelo projeto, o Governo Federal investiria R$ 5 milhões.

Ainda nas reuniões foram iniciadas as tratativas junto a SEOPI/CGFRON para inclusão de demandas do Gefron no Plano Anual de Contrações de 2021.

http://Comitiva vai à Brasília pedir investimentos em viaturas, armamentos e videomonitoramento