Colapso à vista: 93% dos leitos de UTI dos hospitais estaduais estão ocupados

204

Por Repórter MT 

Na tarde desta terça-feira, havia quatro leitos de UTI disponíveis na Santa Casa e três no Hospital Metropolitano

Boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado na tarde desta terça-feira mostra que restavam apenas oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com covid-19 nos hospitais estaduais. Isso significa que o índice de ocupação chegou a 93%. Em Rondonópolis, Cáceres e Sorriso não há mais vagas. Havia, na tarde de ontem, quatro vagas no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, e três no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande e uma no Hospital Regional de Alta Floresta. No boletim constam que o Hospital de Sinop teria vagas, mas também está com 100% de lotação.

Em relação às vagas disponibilizadas pelos hospitais municipais, o índice de ocupação é de 47%, entretanto,  o governo do Estado afirma que os 30 leitos que constam como disponíveis no Hospital São Benedito, em Cuiabá, não estão disponibilizados na Central Estadual de Regulação. Cuiabá nega.

De toda forma, o Hospital referência para Covid-19 em Cuiabá está com 55% de seu lotação nos leitos de UTI, Sendo que são 55 leitos e 30 estão ocupados.

O Hospital Municipal de Barra do Garças e o Pronto Socorro de Várzea Grande atingiram 100% de lotação. A Santa Casa de Rondonópolis tem 90% dos leitos de UTI ocupados. O Hospital Universitário Júlio Müller também colapsou.

Só há vagas no Hospital referência Covid-19 (15), uma na Santa Casa de Rondonópolis, seis no Hospital Municipal de Juína e 30 no Hospital São Benedito.

Dos 4.504 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 2.521 estão em isolamento domiciliar e 1.597 estão recuperados. Há ainda 246 pacientes hospitalizados, sendo 158 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 133 em enfermaria. 

Ontem, Mato Grosso atingiu 140 óbitos.