Balsa Ecológica inicia o trabalho de coleta de resíduos no Rio Cuiabá

775

Prefeito Emanuel Pinheiro e o Secretário Roberto Stopa fazem trajeto inaugural de coleta de resíduos no Rio Cuiabá.

POR PAULO WAGNER

Uma solenidade lançou, na manhã desta segunda-feira (24), o projeto Balsa Ecológica, iniciativa da Prefeitura que objetiva a coleta fluvial de resíduos no Rio Cuiabá. O evento foi realizado na praça Luis Albuquerque , no bairro do Porto, e contou com a participação do Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), do Secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, do Deputado Emanuel Pinheiro Neto, estudantes, lideres comunitários e vereadores.

Após a solenidade, a Balsa Ecológica foi lançada no rio Cuiabá em direção ao Bairro São Gonçalo Beira Rio, para realizar o trajeto  inaugural de coleta. Durante o percurso foi recolhida uma diversidade de resíduos, como plásticos, restos de mobílias e até uma carcaça de geladeira. Acompanhando o trabalho, Emanuel Pinheiro, destacou que a Balsa Ecológica foi uma exigência da sua administração durante o processo licitatório que culminou com a  contratação da empresa Locar Gestão de Resíduos.

“A implantação desta balsa faz parte do Projeto Cidade Limpa, uma iniciativa que visa ampliar  e melhorar a coleta de resíduos em Cuiabá, recentemente entregamos à população uma frota nova e equipada de caminhões de coleta, estamos trabalhando para garantia, até o fim do meu mandato, 100% de água tratada nas residências. No inicio de minha administração tínhamos apenas 30% de tratamento de esgoto, hoje temos mais de 63%. Com o trabalho da Balsa queremos, além de coletar resíduos, sensibilizar a população para construção de uma cidade mais sustentável, está é uma das metas do meu governo”, destacou o Prefeito de Cuiabá.

Acompanhando também o percurso inaugural da Balsa Ecológica o Secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, esclareceu que o veículo fluvial foi projetado para trabalhar o ano inteiro, tanto no período de cheia, quanto no período seco. Com uma capacidade inicial de coleta de mais de 10 toneladas de resíduos por mês, uma meta que iremos superar gradualmente.

“Trabalhamos muito para tornar o projeto da Balsa uma realidade. Nossa intenção além da coleta fluvial, que diminuirá o impacto ambiental dos resíduos no rio e no pantanal, é a mobilização social e a conscientização da população. Esse é um projeto de Educação Ambiental que envolverá escolas e vários segmentos como Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Associações e Ongs. A Secretária de Serviços Urbanos em parceria com Secretaria Municipal de Educação, dará todo o suporte para a participação de estudantes e o alcance das metas desse projeto que é inédito em nossa região. Agora a nossa capital terá uma nova aliada para defender seu patrimônio natural e conscientizar as novas geração sobre a importância desse rio “, enfatizou o secretario Roberto Stopa.

A partir da inauguração de hoje, a Balsa coletará resíduos nas duas margens do rio, um trabalho que funcionará de segunda a sábado e terá a participação de três funcionários da empresa concessionária Locar, um operador e dois ajudantes, que receberam um treinamento especial para desempenhar o serviço. Em seu trajeto diário a Balsa percorrerá a região da Ponte Nova, entre Cuiabá e Várzea Grande, até o bairro São Gonçalo Beira Rio, um dos trajetos mais afetados pela presença dos resíduos.