ALMT aprova as contas de Pedro Taques com maioria de 18 votos

325
Por: HNT

Em uma longa sessão extraordinária, nesta sexta-feira (10), os deputados estaduais aprovaram por 18 votos a 5, as contas do ex-governador Pedro Taques (PSDB) referentes ao exercício de 2018.

Antes da votação secreta, o deputado Wilson Santos (PSDB), que foi líder de Taques na Assembleia, entrou em defesa do ex-governador.

“O Ministério Público de Contas deu parecer favorável. Ele solicita aprovação da matéria. Encerro a fala pedindo a aprovação das contas em respeito aos sete conselheiros do TCE-MT que também votaram pela aprovação”, defendeu o tucano.

Um relatório da Comissão de Fiscalização e Orçamento da Assembleia Legislativa, em dezembro de 2019, sob relatoria da deputada estadual Janaina Riva (MDB) já havia dado parecer contrário à aprovação, contrariando a posição do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que deu parecer favorável, mesmo apresentando irregularidades. O órgão fiscalizador levou as contas ao plenário em agosto.

Comissão de Fiscalização e Orçamento na AL havia rejeitado

As contas do ex-governador Pedro Taques na gestão de 2018 foram reprovadas, por dois votos a um, na Comissão de Fiscalização e Orçamento da ALMT. A relatora do processo Janaína deu parecer contrário do relatório feito pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

Janaina criticou as “inúmeras reincidências” de irregularidades nas contas de governo durante os quatro anos de mandato de Taques. “Verificaram-se inúmeras reincidências, além de diversas irregularidades de natureza grave e gravíssima, as quais foram recorrentes ao longo de quatro anos do mandato anterior. Aliado ao perceptível agravamento dos indicadores fiscais do Estado, averiguado ao longo de 2015 a 2018, resultando em implicações prejudiciais para as finanças públicas estaduais”, pontuou.

TCE deu parecer favorável

Mesmo apontando 27 irregularidades, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aprovou as contas do ex-governador. Das irregularidades apontadas duas foram consideradas graves e cinco gravíssimas.

A sessão no TCE durou mais de cinco horas e contou com diversas ponderações dos conselheiros em relação as contas do Governo. O julgamento também contou com a presença do ex-governador Pedro Taques, que decidiu fazer a própria defesa das contas de sua gestão.