Alerta Climático: MT terá 43 graus e 12% de umidade do ar

135

Inmet emitiu alerta, com classificação de perigo, para 28 municípios mato-grossenses, que deve durar até o fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, classificação de perigo, para Mato Grosso, devido às altas temperaturas e a baixa umidade na região, nesta quarta-feira (26). O Inmet aponta que a umidade do ar varia entre 12% e 20% muito abaixo do necessário. A desidratação pode levar à morte.

O aviso não tem data para acabar e deve durar a semana toda.

A Capital, nesta quarta-feira, marcou a mínima de 25 graus e máxima de 41 graus.  A previsão ainda aponta que, nesta semana, a cidade deve oscilar entre os 24 graus nas madrugadas e os 41 graus durante o dia.

Para as cidades do interior, a diferença não é grande, a previsão aponta mínimas de 21 graus e máximas de 41 graus.

Conforme aponta o Centro Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), que também emitiu um alerta para a baixa umidade e calor, a sensação térmica pode chegar aos 43 graus nos dias mais quentas.

Os órgãos oficias de meteorologia alertam a população mato-grossense para os riscos de saúde, como o ressecamento de pele, desidratação, sem contar a ingestão de fumaça dos inúmeros incêndios florestais da época.

As recomendações são que não se pratique atividades físicas nesse período seco, utilize umidificador de ar ou baldes de água nos ambientes, roupas leves, bonés e chapéus ao sair no sol, o uso de hidratantes e que se evite sair em horários mais quentes.

A ingestão de água é de extrema importância, já que ambientes com menos de 60% de umidade do ar não são recomendados ao ser-humano, dessa forma deve se adotar medidas preventivas. A desidratação pode levar qualquer pessoa à morte.

Mais informações podem ser consultadas no site da Defesa Civil, ou pelo telefone 199. Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.

Veja lista de cidades afetadas: 

Acorizal

Alto Paraguai

Arenápolis

Barão De Melgaço

Barra Do Bugres

Cáceres

Campo Verde

Chapada Dos Guimarães

Cuiabá

Denise

Diamantino

Dom Aquino

Itiquira

Jaciara

Jangada

Juscimeira

Nobres

Nortelândia

Nossa Senhora Do Livramento

Nova Brasilândia

Pedra Preta

Poconé

Porto Estrela

Rondonópolis

Rosário Oeste

Santo Antônio Do Leverger

São Pedro Da Cipa 

Várzea Grande

(Com RepórterMT-Foto reprodução)